sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Badejo a La Tomatada

Anos atrás fui para a Bolívia para escalar na clássica viagem no "trem da morte" desde Corumbá até Santa Cruz de La Sierra e de lá seguindo para La Paz.

Depois de aclimatar no Chacaltaya, subir o Huayna Potosí e o Condoriri fui para Copacabana às margens do Titicaca pra descansar. Fiquei 3 dias ali a base se cerveja Paceña e trutas preparadas de todas as formas.

A que mais gostei foi uma tal de Truta a La Tomatada que adaptei para a realidade litorânea. Elegi o Badejo pela carne firme e saborosa. Sobre a "Tomatada", existe uma sopa que tem esse nome, mas no meu caso trata-se apenas de um molho de tomate bem encorpado e vermelho. Pode-se fazer o molho de tomate base da maneira tradicional usando kilos de tomates ou simplesmente compre 1 lata de tomates italianos pelados inteiros.

Você vai precisar de:

3 grandes postas de Badejo com aproximadamente 2 dedos de espessura, (±1,5Kg de peixe)
1 lata de tomates italianos pelados inteiros,
2 colheres de sopa de extrato de tomate,
2 cebolas médias bem picadas,
2 tomates grandes bem maduros e bem picados,
1 dente de alho picado bem fino,
meio pimentão amarelo em rodelas finas,
meio pimentão vermelho em rodelas finas,
meio pimentão verde em rodelas finas,
1 pimenta dedo de moça picada em rodelas finas,
azeite de oliva a gosto,
50g de manteiga sem sal,
5 grãos de pimenta banca triturada manualmente,
5 grãos de pimenta preta triturada manualmente,
1 maço de cebolinha picada fina,
1 maço de salsinha (somente folhas) picada fina,
sal a gosto,
pitadas de açucar,
orégano a gosto,
Folhas frescas de manjericão verde,
3 ou 4 fatias finas de queijo roquefort ou azul.

Antes de mais nada triture as pimentas (mas não transforme em pó) em grão usando um almofariz e reserve.
Tempere as postas com pitadas de sal e a pimenta triturada e reserve.
Ferva meio-litro de água e coloque a salsinha e cebolinha, depois de cerca de 1 minuto de molho, retire-as da água quente e imediatamente coloque em uma vasilha com água e gelo. Deixe mais 1 minuto na água gelada, retire, escorra bem e reserve.

Numa panela de barro aqueça meia xícara de chá de azeite de oliva e acrescente a cebola. Uma vez bem quente a panela, abaixe o fogo e tampe-a pela metade. O objetivo é cozinhar a cebola no azeite e não fritá-la. Cuidado para não queimar as cebolas.

Quando as cebolas estiverem bem transparentes, acrescente o alho e os pimentões. 1 minuto depois acrescente os tomates que você picou e cozinhe até os tomates se desmancharem. Acrescente os tomates enlatados desmanche-os dentro da panela mesmo enquanto estiver mexendo o molho. Coloque o extrato de tomate e controle a cor acrescentando mais extrato se necessário. Tempere com sal, orégano, a pimenta dedo de moça picada e ponha 2 pitadas de açúcar. Deixe cozinhando em fogo baixo.

As postas de badejo serão apenas "seladas". Para isso, em uma frigideira funda derreta a manteiga e quando estiver bem quente acrescente 1 posta de badejo, deixe fritar por aproximadamente 2 minutos cuidando para não grudar na panela. Vire a posta, frite por mais 2 minutos, tire da frigideira e reserve. Repita com as outras postas acrescentando manteiga à frigideira se necessário.

Acrescente a salsinha e cebolinha à Tomatada e desligue o fogão. Em um refratário acomode as postas de badejo e cubra com a Tomatada. Quebre as fatias de queijo em pedacinhos (manualmente mesmo) e espalhe por cima. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 20 minutos.

Antes de servir, espalhe folhas de manjericão rasgadas manualmente sobre a travessa com o Badejo a La Tomatada para conferir mais aroma.

Acompanhe com uma cerveja pilsen amarga pois o lúpulo neutraliza bem o efeito das pimentas.

É isso aí!












2 comentários:

  1. Cara, fiquei curioso de como faziam as trutas assim, talvez seja outra espécie, as que eu tenho acesso aqui são de criador, pesam 200g +-e desmontam muito fácil, se tentar fazer num prato assim acho que ela não aguenta.

    No prato original ia acompanhado de que? (arroz, batata, mandioca?)

    Esse fim de semana eu devo fazer um ceviche com tilápia (até sashimi fica bom com ele)troço de 5 minutos que é perfeito com uma gelada,

    Depois tem de fazer um passo a passo de costela!

    abraço

    Rodrigo

    ResponderExcluir
  2. As trutas eram um pouco maiores, mas eles abriam elas pelas costas e retiravam as espinhas. Sobrava um filé espalmado que era temperado e grelhado rapidamente num braseiro forte, numa daquelas grelhas próprias. Só depois disso que serva de base para a preparação do prato.
    O acompanhamento era arroz e batata frita em pedaços grandes.

    Tilápia é um peixe bem versátil mesmo, tb gosto bastante.

    E a costela vai rolar em breve. Vamos fazer a "Premera Costelera Metalera" antes do final do ano. hehehehe

    abraço,
    gustavo

    ResponderExcluir