domingo, 31 de outubro de 2010

Risoto de Champignons com Presunto Parma

O título completo seria: Risoto de champignons com presunto parma e salada de tomate cereja com muzzarella de búfala e aspargos. Nada mal pra um sábado a noite.

Ontem foi dia de risoto. É um dos pratos que mais gosto de preparar pois é rápido e sempre fica bom. Como pizzas e massas, a base é quase sempre a mesma e o que manda é a cobertura ou o molho. Neste caso uma combinação de champignons e presunto parma.

Resolvi aproveitar meia bandeja de champignons frescos que tinha em casa e meio pacote de arroz Jasmin. O arroz Jasmin é próprio para culinária tailândesa mas encaixa-se muito bem para risotos. Costumo comprar desse
Também tinha alguns tomates cerejas que havia comprado esses dias para acompanhar umas bolinhas de muzzarella de búfala.

Com prato principal e salada definida, fui ao mercado fechar as lacunas: Presunto parma, vinho branco seco, parmesão ralado e manteiga sem sal. Como ninguém é de ferro e a promoção estava boa, comprei uma conserva pequena de aspargos.

Então, vamos lá:

Para o risoto:

meia cebola média bem picada,
200g de arroz jasmin,
1 cálice de vinho branco seco,
1 litro de caldo de legumes,
azeite de oliva para refogar a cebola.
50g de manteiga sem sal,

Para o molho:
meia cebola média bem picada,
2 dentes de alhos bem picados,
200g de champignons frescos fatiados médio,
10 grãos de pimenta branca triturada no almofariz,
50g de manteiga sem sal.

Para a salada:
150g de tomates cerejas,
150g de muzzarella de búfala,
alguns aspargos brancos pequenos,
folhas de manjericão fresco,
o melhor azeite de oliva que você tiver.

Para o gran finale:
50g de queijo parmesão finamente ralado,
100g de presunto parma cortado em tiras finas.

O risoto precisa de uma certa metodologia, pois uma vez iniciado o cozimento do arroz ele necessitará de toda tua atenção durante todo o cozimento. Portanto tudo deve estar encaminhado antes de iniciar o principal.

Ponto Zero: Tenha 1 litro de caldo de legumes aquecendo.

Passo 1: champignon. Em uma frigideira, derreta a manteiga e refogue a cebola. Controle a temperatura para não queimar nem a manteiga nem a cebola. Adicione o champignon, o alho e refogue até que esteja bem macio. Acrescente a pimenta, mexa um pouco, desligue o fogo e tampe a panela para que repouse.

Passo 2: Salada. Corte a muzzarella de búfala em rodelas e os tomates cerejas ao meio. Em uma travessa disponha a muzzarella, os tomates sobre ela, alguns aspargos para decorar. Mantenha refrigerada.

Nada de sal até agora, notaram?

Lembre-se: Nunca, em hipótese alguma você irá lavar o arroz do risoto antes de preparar. O glúten é fundamental para a textura do risoto. Sem glúten, sem risoto.

Passo 3: Risoto! Bem, o risoto é como um cachorrinho carente, você precisa dedicar um certo tempo pra ele. Portanto não se afaste da panela, não pare de mexer nem para tomar um gole daquela cerveja gelada que está ali ao lado e tampouco deixe o arroz secar!!!

O risoto começa quando o caldo de legumes está fervendo.

Em uma panela funda, coloque azeite suficiente para refogar a cebola. Acrescente a cebola e refogue até ficar transparente. Muito cuidado para não queimar! Adicione o arroz e continue mexendo até os grãos começarem a ficar transparentes. Muito cuidado para não queimar!

Adicione o vinho branco e deixe reduzir sem mexer. (Esta é a hora para o último gole da cerveja ou do vinho). Uma vez reduzido, mexa e adicione uma concha do caldo de legumes. Sempre mexendo deixe que vá reduzindo e quando estiver quase seco adicione outra concha. Esse processo se repetirá até o arroz estar cozido no ponto que você prefira. Não pare de mexer e controle a temperatura do fogo. Não tão alta para que o caldo não evapore rápido demais e nem tão baixa para que ensope! Eu falei que era como um cachorro carente. Um labrador eu diria... hahaha.

Após uns 15 ou 20minutos, você já mexeu com a mão direita, daí cansou e usou a esquerda, voltou para a direita, bem... Ninguém falou que seria fácil. Rápido, não fácil. hehe. A questão é que está pronto.
Desligue o fogo, acrescente a manteiga e mexa suavemente para que se incorpore ao arroz. Tampe e deixe repousar.

Volte para a salada, rasgue as folhas de manjericão e coloque sobre a salada. Regue com o melhor azeite que tiver.

Esse é o tempo de repouso, coisa rápida pois risoto deve ser servido quente. Agora sim! Vamos finalizar o risoto. Adicione o queijo ao risoto e mexa para que derreta e incorpore ao arroz.

O ideal é montar o prato, portanto. Pegue um prato bonito, coloque a porção de risoto que você pretende comer e sobre ele coloque uma farta quantidade de presunto parma finamente cortado em tiras. (Você não achou que um presunto que custa 10 reais cada 100 gramas seria jogado de qualquer maneira no meio do cozimento não é?).

Sirva com a salada e aproveite!

Acompanha bem com um bom tinto ou uma cerveja porter!

É isso aí!













3 comentários:

  1. Risoto é muito bom. As vezes faço um com espinafre e leite. Melhor se o tempo estiver mais frio.
    Belo prato sócio. Precisa de fotos.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Quer comprar uma linda Fuji S6500 vinda de Barcelona?

    ResponderExcluir