sábado, 2 de outubro de 2010

Molho de Carambola!?

Ontem a noite queria fazer algo com a posta de badejo que sobrou. Uma posta só não faz moqueca e não estava afim de chapear ela.

Fui no mercado e fiquei pensando no que levar pra acompanhar o peixe que seria preparado de alguma forma. Lembrei de uns comentários sobre culinária chinesa que havia lido uns dias antes. A gastronomia chinesa se baseia na perfeita harmonização dos paladares ácido, picante, salgado e doce ou sabor, cor, textura, aromas e temperaturas como alguns preferem colocar. Enfim a gastronomia chinesa é muito sutil e perfeccionista. Lembrei que quero preparar o Pato à Pequim...

Foi quando vi as carambolas... Imediatamente pensei que como as carambolas são suculentas poderiam ser reduzidas em uma espécie de molho agridoce. Estava decidido o molho, então fui as compras: 4 carambolas grandes maduras e suculentas, 1 garrafa de um bom vinho branco seco e óleo de gergelim.

A caminho de casa para fazer um molho de carambolas:

2 carambolas grandes e bem maduras cortadas em estrelas finas,
2 cebolas médias bem picadas,
50ml de vinho branco seco,
3 colheres de sopa de óleo de gergelim,
1 pimenta dedo de moça sem sementes bem picada,
folhas de salsinha a gosto,
2 colheres de sopa de açucar,
sal a gosto,
4 grãos de pimenta branca triturados (Nunca reduza a pimenta em grão a pó, sempre triturada grossa),
folhas frescas de manjericão rasgadas manulamente.

Para o peixe:

1 posta de badejo ou outro peixe da sua preferência (aproximadamente 400g),
farinha de mandioca para empanar,
óleo de soja para fritar,
sal a gosto,
1 pitada de pimenta preta triturada,

Primeiro prepara-se o peixe. Com uma faca afiada, desosse a carne da espinha do peixe e remova todos os espinhos possíveis, corte a carne em cubos grandes. Tempere com o sal e a pimenta e empane com a farinha de mandioca apenas para deixar o peixe seco e com menos umidade possível. Coloque os cubos empanados numa travessa e leve ao freezer.

Agora o molho, numa panela funda coloque o óleo de gergelim, esquente um pouco e adicione a cebola. Refogue sem deixar queimar e quando estiver transparente acrescente o vinho branco. Deixe reduzir e coloque as carambolas, mexa um pouco e tampe a panela. mantendo o fogo baixo.

O objetivo é desmanchar as carambolas cozinhando-as ao mesmo tempo. É preciso prestar atenção à temperatura para não queimar evitar que o molho seque. Portanto fogo baixo e panela aberta só para mexer.

Como é tudo muito visual, após uns 3 ou 4 minutos abra a panela e mexa um pouco, desmanche as carambolas com uma colher de pau e acrescente a pimenta dedo de moça, a pimenta branca e o açúcar. Mexa bem para que o açúcar dissolva bem. Tampe e cozinhe por mais alguns minutos destampando a panela de vez em quando para mexer e conferir que o molho não está seco.
(Caso secar, em última hipótese e somente em caso de emergência acrescente mais 50ml de vinho branco e deixe reduzir.)

Acrescente 2 a 3 pitadas de sal experimentando sempre para chegar ao ponto ideal. O ponto ideal é o grande problema... As pimentas estão ali para neutralizar o doce através de um toque picante portanto o sal é apenas um ajuste fino que você deve fazer a gosto. Coloque 1 pitada e mexa bem, experimente, se estiver doce acrescente mais 1 pitada. Quando o picante sobressair ao doce, está no ponto. Se ficar salgado, passou do ponto. hehehe

Ajustado o sal, acrescente a salsinha e deixe repousar.

Aqueça o óleo ao ponto de fritar, frite os cubos de peixe e coloque em uma travessa ou direto no prato. Cubra com uma boa camada do molho de carambola e espalhe folhas rasgadas de manjericão por cima.

Coma sempre o peixe com o molho e um pouco do manjericão junto. A graça está no frescor do manjericão misturado ao agridoce e picante do molho e a textura de um belo pedaço de peixe.

Acompanhe com o vinho branco que sobrou na garrafa!

É isso aí.





2 comentários: